quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Supernatural - 5.01: Sympathy for the Devil

Por Vanessa dos Santos
Websites: Milo Ventimiglia Brasil e Bubble Wrapped Stories.
e-mail: guiva_black@yahoo.com.br

A 4ª temporada de Supernatural foi toda dedicada à luta de Sam e Dean para impedir que a demônio Lilith quebrasse os 66 selos do Apocalipse que libertariam Lúcifer na Terra. Após anos vendo todo tipo de monstro, fantasma, demônio etc, finalmente vimos aquilo que eu sempre quis ver na série: anjos! Finalmente, uma força do bem para ajudar os irmãos! Ou não! No 1º episódio da temporada, o anjo Castiel arranca Dean do inferno e o traz de volta à vida, dando-lhe a missão de nada mais, nada menos, que impedir a libertação de Lúcifer na Terra.

Depois de uma temporada inteira lutando feito 2 cornos, Sam e Dean não conseguem cumprir a missão, e na última season finale somos deixados roendo as unhas com os irmãos presos em um convento e Lúcifer chegando no Expresso Hell, surgindo triunfalmente direto do inferno. Uma das direções mais interessantes que Supernatural tomou nessa temporada foi a separação dos irmãos Sam e Dean Winchester em lados opostos. Sam foi influenciado pela falsa boazinha, a demônio Ruby, e virou viciado em sangue de demônio, que fortalecia seus poderes e, segundo Ruby, só assim ele teria poder suficiente para matar Lilith. Dean, por sua vez, foi para o lado dos anjos, que supostamente estavam tentando impedir o Apocalipse, e não ficou nada feliz em ver seu irmão indo para o lado negro da força. No fim das contas, ambos quebraram a cara. Sam foi usado por Ruby, bebeu litros e litros de sangue de demônio, praticamente virou um, e matou Lilith, mas descobriu que ela era o último selo, e matá-la significava abrir a porta pro colega sair do inferno. Dean também se viu enganado pelos anjos, ao descobrir pelo anjo Zacariah que ele nunca havia sido designado para impedir que Lúcifer viesse para a Terra, mas sim para derrotá-lo. Segundo Zacariah, os anjos queriam que isso acontecesse para que houvesse uma “lavagem” no planeta. Dean, em seguida, mandaria Lúcifer de volta para o porão e tudo voltaria ao normal. Problema é que Castiel não sabia disso, e se rebelou ao descobrir que também ele havia sido enganado. Nós conhecemos, também, Chuck, um profeta do Senhor, protegido por Arcanjos, e responsável por prever (e escrever) toda a história dos Irmãos Winchester. Mas e Deus? “Deus deixou o prédio!”

O 1º episódio da 5ª temporada, “Sympathy For The Devil”, começa onde o último terminou, com Sam e Dean presos no convento e Lúcifer literalmente saindo do inferno, mas eles são misteriosamente “teletransportados” para um avião, que quase cai, mas depois aparecem vivos e bem no carro, ouvindo no rádio algumas tragédias tipo gripe suína, ataques terroristas e furacões. Ao chegarem à casa de Chuck, o encontram são e salvo, mas Castiel está morto, explodiu com o ataque dos Arcanjos que protegem o profeta. Detalhe para o clima super pesado entre Sam e Dean. Sam morrendo de culpa por ter sido o responsável por desencadear o Apocalipse, e Dean extremamente desapontado com o irmão, mas ambos ficam tentando relevar a situação durante todo o episódio. Zacariah e seus amiguinhos aparecem e ele diz a Dean que ele precisa derrotar Lúcifer antes que ele encontre um receptáculo, um corpo para possuir. Dean, mais do que revoltado, faz os anjos desaparecerem.

Eu confesso que essa história dos anjos quererem deixar o apocalipse acontecer nunca me agradou muito, eu fiquei muito frustrada na última temporada porque, além de achar que o final foi previsível, também senti uma grande enrolação principalmente na season finale. Mas o que mais me incomodou foi como a grande divisão, a batalha entre anjos e demônios, foi ferida com o fato dos anjos serem vilões querendo que o Apocalipse acontecesse e que milhões de pessoas morressem. Mais estranho ainda é Zacariah aparecendo pra dizer que Lúcifer precisa ser impedido imediatamente! Pra que deixá-lo vir à Terra, então? A idéia é que ele nem tenha tempo de começar a matança, então qual era o propósito? Vamos ver se isso fica mais explicado posteriormente.

Enquanto isso, um homem aleatório arrasado com o assassinato de sua família começa a ser sondado por Lúcifer para aceitar ser seu receptáculo, e no fim do episódio acaba cedendo. O autor de Supernatural disse que Lúcifer seria encantador e sedutor, até carismático, como o anjo que um dia se conheceu. Ainda não deu pra ver muito disso, ele me pareceu mais manipulador do que qualquer outra coisa, principalmente aparecendo para o cara como sua esposa morta.

Uma figura singular aparece, uma superfã dos quadrinhos de Chuck sobre os irmãos Winchester, que leva uma mensagem do profeta aos dois, e rende cenas engraçadas ao ser a “fã encantada e paralisada com cara de boba em frente ao seu ídolo”, Sam. É hilário quando ela fica tocando no peito de Sam abobalhada, deixando-o desconfortável. A fã diz que eles precisam encontrar a espada de Miguel (o Arcanjo), que é capaz de derrotar Lúcifer. Surge, então, Bob, que vai ajudá-los a seguir a pista de Chuck para onde está a espada, mas quando Dean descobre se tratar do antigo depósito de seu pai, Bob se revela possuído por um demônio, e a pancadaria come, com a chegada (volta, melhor dizendo) de Meg, a demônio, e seus colegas. Bob quase mata Dean, mas consegue cravar o punhal de Ruby que mata demônios em si mesmo, ficando com uma ferida grave, mas matando o intruso. Sam e Dean espantam o resto e vão atrás da espada, depois de deixar Bob no hospital.

No depósito, encontram Zacariah de novo, que diz que tudo foi uma pista falsa, pois a verdadeira espada de Miguel é ele próprio, Dean, o escolhido para ser o receptáculo do Arcanjo. Dean diz que não vai ser “camisinha de anjo” (eu me acabei de rir nessa hora) e Zacariah usa artifícios perversos para convencê-lo, mas não consegue, até que surge Castiel, vivinho da Silva, e chuta os traseiros dos “anjos malvados”.

Aí aconteceu algo que achei muito interessante. Zacariah perguntou como Cas estava vivo, e ele respondeu que era uma boa pergunta, assim como quem será que havia tirado Sam e Dean do convento? Ele deu o entender de ser uma força muito poderosa que ainda não se apresentou no jogo, e que não são anjos. Essa informação deixou Zacariah bem preocupado. Eu estou apostando (e torcendo) que esse é um sinal de que Deus não deixou o prédio! Será? Cas mandou o anjo malvado deixar os irmãos em paz e ele obedeceu com o rabo entre as pernas. Cas também sumiu sem dar nenhuma resposta aos dois, a não ser protegê-los com Selos Enoquianos, capazes de escondê-los de todos os anjos da Criação, incluindo Lúcifer. O episódio termina com Sam e Dean no hospital com Bob, que acabou de descobrir que não poderá andar de novo, e Dean afirmando de forma otimista que vai seguir em frente e lutar contra o mal. Do lado de fora, porém, ele diz a Sam que foi tudo uma fachada, e que ele não acredita que vão vencer. Cansado de relevar sua mágoa com o irmão, ele põe o que sente pra fora, diz que Sam preferiu um demônio a ele, que o decepcionou de muitas maneiras, e que está sendo difícil perdoá-lo e esquecer o que aconteceu. Linda cena entre os irmãos, principalmente quando Dean diz que eles não poderão ser de novo o que eram, deixando-o para trás no estacionamento. Jensen e Jared mandaram bem na atuação, e a cara de profundamente magoado de Jensen foi o melhor!

Por hoje é só, folks! Até o próximo episódio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário