domingo, 20 de setembro de 2009

Retrospectiva Heroes Parte III - Season Finale

Para encerrar a retrospectiva “Heroes”, uma análise especial da season finale de “Fugitives”, o episódio “An Invisible Thread”.

O penúltimo episódio da temporada, “I Am Sylar”, havia sido dedicado ao vilão e a crise de identidade que seu novo poder de transmutação lhe havia causado. Num dos melhores momentos da temporada, Sy havia ajudado Micah a escapar dos homens do governo, e até o tinha deixado dormir em seu apartamento, mas quando Micah o havia visto se transformar em sua mãe adotiva morta, Virgínia, e criar uma “conversa” com ela, o vilão o pôs para correr. Sy, então, após interpretar mãe e filho numa conversa na qual sua mãe o perdoava por tê-la matado e dizia o quão especial ele poderia ser, percebeu que poderia se tornar presidente dos EUA, bastando apenas tocá-lo, para se transformar nele e tomar seu lugar. Qual a melhor forma de fazer isso? Humm.

Enquanto isso, Angela, o verdadeiro Nathan, Peter, Claire e HRG estavam numa lanchonete quando viram na TV “Nathan” dizendo que ia se encontrar com o presidente. HRG logo disse que se tratava de Sylar e Nate, então, saiu revoltado dizendo que ia impedi-lo. Peter saiu correndo atrás dizendo que ia ajudá-lo, como se os dois, com o poder de voar, pudessem fazer muita coisa contra o “menino superpoderoso”.

“An Invisible Thread” abre com Angela, HRG e Claire no carro, quando Angela acorda de um de seus sonhos preditivos e diz que Nathan está em perigo, mas HRG diz que eles também estão, notando uma falsa construção na estrada, que todo mundo sabe que é uma emboscada do pessoal de Danko. Quando o carro chega à barreira, somente HRG está nele. Enquanto isso, Sylar, que estava frente a frente com Nathan em seu escritório, prontinho para matá-lo, é surpreendido por Danko, que nocauteia Nathan e crava uma faca na nuca de Sylar. Ele acorda, dizendo que com sua habilidade de alteração das estruturas de seu corpo, mudou seu botão de desligar de lugar no cérebro, o local onde, se for atingido, não é mais capaz de regenerar. Danko fica morrendo de medo, com aquela cara de “Dancei!”, mas Sy se transforma nele e mata alguns de seus homens no corredor, fazendo com que ele seja preso por traição.

Quando Angela e Claire chegam ao Capitólio, Angela diz à neta que vai deixá-la, pois precisa encontrar Matt, que, em seu sonho, salva Nathan. Sylar está pondo o melhor terno de Nathan (que continua nocauteado no chão) para encontrar o presidente, e tenta acordá-lo, de um jeito que eu acho mais fácil ele desmaiar de novo do que acordar, lhe dando chutes e tapas. Até que Claire aparece, desconfiada, mas ele, como Nathan, a engana direitinho. Ela quer ir com ele encontrar o presidente e avisá-lo sobre o plano de Sylar, e dessa vez a ex-cheerleader está mesmo decidida a estar no meio da ação. “Nathan” acaba cedendo, e eles saem felizes de braços dados.

Enquanto isso, Ando e Hiro estão na entrada do prédio da operação, o Prédio 26, e Hiro está disposto a entrar lá, libertar os presos e acabar com a operação. Ando não está nem um pouco contente, pois o amigo anda sangrando pelo nariz e com muitas dores de cabeça desde a última vez que usou seu poder. Danko é preso na mesma cela em que está HRG, e a cena corta para Nathan finalmente acordando em seu escritório, quando chega Peter, 3 horas depois, sendo que ele tinha saído 3 segundos após o irmão da lanchonete, e ambos podem voar. No Prédio 26, Hiro para o tempo e ele e Ando trocam os prisioneiros de lugar com os funcionários do prédio. Um dos prisioneiros libertos é até Mohinder, de quem todo mundo já tinha esquecido. Hiro passa mal no meio do processo, e o Dr. Suresh/House diz que o corpo dele está rejeitando o poder como um vírus.

“Sylathan” e Claire chegam ao hotel onde ocorrerá o encontro de Nate com o presidente e ele comete uma baita gafe, assinando com a mão esquerda, quando ela sabe que o pai é destro, e ele inventa uma desculpa esfarrapada, de que é ambidestro. HRG e Danko, já em liberdade, planejam pegar Sylar, e Danko me aparece com uma injeção do tamanho do mundo dizendo que aquilo ali é capaz de derrubar um elefante. Ele tenta aplicar em HRG, mas Hiro aparece e aplica no próprio Danko, que apaga. Porém, Hiro apaga junto com ele, e HRG sai atrás de Sylar. Claire descobre de um jeito nada legal que está com Sylar, e numa cena perturbadora, pra mim devido ao talento inegável de Zachary Quinto em assustar e perturbar psicologicamente em cena, o vilão propõe a Claire que ela seja sua Primeira-Dama, uma vez que eles serão os únicos na Terra que viverão para sempre. Controlando-a com a telecinese, ele até a faz beber vinho com ele. Bizarro, principalmente a conotação sexual de cada palavra e gesto dele. É a primeira vez que você realmente sente que ele está pensando nela sexualmente, e Hayden Panettiere também passa muito bem toda a repugância e o ódio da personagem por Sylar e toda aquela situação.

Peter e Nathan aparecem bem na hora que Claire está sendo jogada para fora da suíte do hotel. Os dois entram, Sylar “liga” o poder elétrico de Elle, que eu acho um absurdo que todo mundo faz esse poder dela de chacrinha, todo mundo pega e não quer saber de usar outro, Claire é trancada do lado de fora, e o couro come dentro da suíte entre os três, mas ninguém vê nada, apenas escuta o barulho e vê a luz pela fresta da porta pela qual Claire está olhando. Isso aí revoltou o público, que queria ver a luta, tão esperada. Eu, sinceramente, não liguei, embora se houvessem mostrado a luta com certeza seria melhor. Quando a porta abre, Claire entra correndo e encontra Peter todo quebrado. Os dois descem para procurar Nate e Sy, que saíram voando pela janela, mas Nate é jogado novamente para dentro e Sylar aparece, para cortar sua garganta e assisti-lo sangrar até a morte com um sorriso no rosto e se transformar nele em seguida.

Nisso, Angela se materializa na frente de Matt e diz a ele que só ele pode salvar Nathan, mas ele recusa, dizendo que precisa proteger seu filho. Angela, porém, consegue convencê-lo. Claire e Peter encontram HRG e são rendidos pelos homens do governo, mas dizem que precisam da ajuda deles. É aí que vemos que Peter ainda tem um neurônio funcionando. Sylar, como o Chefe de Administração do Presidente, entra no carro onde supostamente ele está, e aperta sua mão, mas tudo sai errado quando o presidente se transforma em Peter, que pegou o poder de transmutação de Sylar ao tocá-lo durante a briga, e enfia com tudo a seringa com o tranquilizante de Danko em seu pescoço, provavelmente numa daquelas artérias que vão direto pro cérebro. Sylar apaga e é levado por Angela e HRG para a suíte onde Nathan morreu, não sem antes um escândalo básico da Mama Petrelli ao ver o filho morto. HRG vira para Matt, que também está lá, e diz que ele precisa salvar Nathan, e ele pode fazer isso apagando a mente do Sylar com seu poder e fazendo-o assumir a mente de Nathan. Ele acaba aceitando e, numa cena angustiante para os fãs de Sylar, como eu, Matt apaga totalmente a mente do vilão e o faz achar que é Nate, em quem ele se transforma logo em seguida e acorda, com um sorriso no rosto.

“Fugitives” termina com quase todo o elenco vendo o corpo de “Sylar” queimar, quando na verdade aquele é James Martin, o cara de quem ele pegou o poder da transmutação, que havia morrido transformado nele. Apenas HRG, Angela e Matt sabem da verdade. A perseguição aos heróis havia terminado com o cancelamento da operação, obra de “Nathan” em seu encontro com o presidente.

Eu já havia dito porque esse volume trouxe o conceito original de Heroes de volta, na minha opinião. Não foi perfeito, claro que houve pisadas de bola, mas a volta de Bryan Fuller no episódio 20 deu outro gás à série. Foi um volume mais organizado, menos mirabolante, com menos histórias, dando um melhor desenvolvimento às existentes. Eu gostei da season finale, achei que abriu um leque de possibilidades para o próximo volume, “Redemption”, que estréia dia 21 de setembro. Nas primeiras cenas do novo volume, ao final de “An Invisible Thread”, vemos Sylathan se incomodar com um relógio adiantado, mostrando que de alguma forma Sylar não se foi, e a volta de Tracy, que não morreu, e agora se transforma em água, matando todos os homens que a prenderam e torturaram durante e operação do governo. Bom, sobre a 3ª temporada é isso, nos vemos logo após “Orientation”, o 1º episódio da 4ª temporada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário