terça-feira, 1 de setembro de 2009

Saloon de Jogos - Marvel & Disney nos Games

Vimos ontem aqui no TdO a notícia da compra da Marvel pela Disney, pelo amistoso preço de US$4 Bi. Sabemos que o reflexo disso na industria cinematográfica será gigante, tanto quanto, na indústria dos games.

A Disney já anunciou que vai rever os jogos da Marvel em que suas versões online expiram em 2017 e 2019. Parece que uma mudança grande vai acontecer por aí. Sabemos que a Disney e a Marvel juntas vão conseguir disputar diretamente com a Warner Bros., que comprou a Midway recentemente. E sempre que tem algo da DC Comics, a velha rivalzinha da Marvel (embora já tenham feito coisas juntas, mas cada uma mantém seus respectivos lugares) a Warner está por trás, como no recente jogo Batman: Arkham Asylum.

"Nos videogames, ela (Marvel) possui contratos com as maiores e mais fortes produtoras do ramo", disse Bob Iger, Diretor-executivo da Disney.

E realmente é isso! A Marvel possui contratos com a Activision, Gazillion Entertainment, Sega e THQ. Esses contratos, que incluem jogos como o Marvel Ultimate Alliance e os jogos do Wolverine, da Activision, expiram em 2017 e, será que a Disney vai causar uma revolução no mundo dos games?

Tom Staggs, vice-presidente executivo senior e chefe do departamento financeiro da Disney disse que a empresa tem ciência do potencial dos personagens que a Marvel possui e que eles irão olhar para o futuro deles e transformá-los em outra coisa, como jogos e filmes. E já deixaram claro que querem a integração dos jogos e filmes da empresa.

Bom, a maioria dos jogos da Marvel possuem uma qualidade espetacular pouco vista e conseguem inovar naquilo que já existe, embora, muitas vezes, decepcione o fã que assistiu os filmes e o jogo do mesmo título, já que não possuem a qualidade esperada. Foi assim com o filme do Iron Man, excelente produção cinematográfica, mas péssima produção "gamística". Por esse lado, a Disney consegue fazer jogos que não são algo copiado de filmes, ou para vender junto com alguma coisa e produz algo de qualidade em conjunto com empresas gigantes. Sim, eu estou falando da série Kingdom Hearts produzida pela minúscula empresa, quase sem títulos famosos, Square Enix... E mesmo os jogos de títulos conhecidos da Disney, não são nada mais nada menos do que o esperado, e isso vem desde os jogos como Mickey Mouse - Castle of Illusion e Quack Shot, sucessos do Mega Drive.

Sabemos que a empresa do rato mais famoso da terra não é de decepcionar os fãs e tudo o que ela põe o dedo sai dinheiro e sai qualidade. Se a Marvel pecou muitas vezes, a Disney vai ser a solução para o que vem daqui para frente no mundo dos games e do cinema para a empresa do Homem-Aranha. Não ouviremos mais boatos de filmes do Deadpool; Elektra não terá continuação e mesmo que hajam esses filmes, a Disney vai fazer algo fiel e não distorcer os quadrinhos. Quanto aos games, que são o foco aqui, daqui pra frente, não sabemos como será, mas, respondendo a pergunta que fiz no começo da coluna, sim, a Disney fará essa revolução. Uma empresa como ela não deixará que as coisas que sempre deram certo dêem errado agora. A Disney sabe o que está fazendo. Que venha a Nova Era para ambas as empresas.

See Ya!

Nenhum comentário:

Postar um comentário