domingo, 16 de agosto de 2009

Os Sertões

Olá galera.

Hoje eu trago uma dica de leitura muito interessante. Trata-se do livro Os sertões, de Euclides da Cunha, publicado em 1902.

Esse é um dos maiores livros já escritos por um brasileiro. Pertence, ao mesmo tempo, à prosa científica e à prosa artística. Pode ser entendido como um obra de Sociologia, Geografia, História ou crítica humana.

Concebido segundo o esquema rigoroso do determinismo de Taine, as teses e os princípios científicos adotados pelo escritor envelheceram, achando-se inteiramente desacreditados pelas ciências humanas atuais. Todavia, a maneira pessoal e artística com que ele empregou essa teoria garante atualidade à obra. Como exemplo, pode-se citar que o determinismo considerava o mestiço brasileiro uma raça inferior, e Euclides da Cunha compartilha dessa visão.

O estilo de Os sertões é conflituoso, angustiado, torturado. Dá a impressão de sofrimento e luta. O autor faz uso de muitas figuras de linguagem, e com freqüência, a mistura de termos de alta erudição tecno-científica com regionalismos populares e neologismos do próprio autor.

Encontra-se nesta obra de Euclides da Cunha a separação da nação brasileira entre os povos litorâneos e os interioranos. Além do que, tanto um quanto o outro eram dados ao fanatismo, fosse pela República de Floriano Peixoto, fossem pela religiosidade de Conselheiro. E como disse Rodrigo Gonzales, um dos Generais das tropas que adentraram a cerrania, "Quando morrer, desejo que escrevam em minha lápide: 'Apartir de hoje, não contém mais comigo!".

Esta sua noção de estádios bárbaros e civilizados de sociedade estão em consonância a sua filiação ao evolucionismo. Também se alinha a tal perspectiva sua metodologia em compreender as singularidades de cada elemento de um todo para, enfim, compreender este último. No caso, buscou compreender as populações litorâneas e as interioranas como elementos do Brasil como um todo.

O livro divide-se em três partes: A terra, O homem e A luta.

A terra
Na primeira parte são estudados o relevo, o solo, a fauna, a flora e o clima da região nordestina. Euclides da Cunha revelou que nada supera a principal calamidade do sertão: a seca. Registrou, ainda, que as grandes secas do Nordeste brasileiro obedecem a um ciclo de nove a doze anos.

O homem
O determinismo julgava que o homem é produto do meio (geografia), da raça e do momento histórico. O autor faz uma análise brilhante da psicologia do sertanejo e de seus costumes.

A luta
Fala sobre o que foi a Guerra de Canudos e explica com riqueza de detalhes os fatos dessa guerra que dizimou a população de Canudos. Entre,os jagunços e as expedições militares que combatiam o movimento.

Boa leitura

Fui

fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário