segunda-feira, 20 de julho de 2009

Transformers: A vingança dos derrotados

Aquela máxima de Hollywood que diz que uma sequência deve ter tudo em dobro foi levada a sério pelos escritores de Transformes: A vingança dos derrotados (Transformers: Revenge of the Fallen – 2009). Junto com Michael Bay – que também dirigiu o primeiro longa-metragem – eles conseguem a façanha de transformar aquilo que já era grande, em algo ainda maior. O que não quer dizer, necessariamente, que isso seja bom.

A história se passa algum tempo após o primeiro Transformers: O líder Optimus se encarrega de explicar o que aconteceu no ínterim entre os dois filmes em uma espécie de prequel, que deve funcionar para quem ainda não assistiu ao primeiro. Já nesse ‘teaser’ temos uma idéia do que está por vir: Ação! Muita ação.

Na história, Sam Witwicky está de malas prontas para faculdade e terá que lidar com a distância que o separa de sua namorada, Mikaela Banes. Mas esse não será o maior de seus problemas, pois os Decepticons continuam sua busca pelo que restou do artefato alienígena conhecido como Allspark e cabe aos Autobots impedir que eles o obtenham. E adivinhem quem está no meio do fogo cruzado? Pois é, essa foi fácil, não?

Tecnicamente falando, a produção surpreende. Os efeitos especiais estão ainda mais espetaculares e não vão decepcionar os fãs. O som também está excelente. É verdade, Michael Bay mais uma vez abusa dos cortes rápidos e me arrisco a dizer que exagerou um pouco nas sequências em câmera lenta, mas isso não deve surpreender ninguém, afinal, estamos falando de Michael Bay.

No elenco, rostos conhecidos. Além de Shia LaBeouf (que infelizmente não consegue mostrar seu talento como ator) e Megan Fox (que está no filme apenas por ser Megan Fox), voltam Josh Duhamel (como o estereótipo do soldado americano que faz de tudo para salvar seu país, inclusive desobedecendo ordens de seu superior hierárquico) e John Torturro, o líder do, agora extinto, Setor 7. Como alivio cômico, sai Anthony Anderson e entra Ramon Rodriguez. A verdade? Parece tudo a mesma coisa.

Apesar da grandiosidade e dos milhões de dólares gastos, Transformers: A vingança dos derrotados é apenas mais um filme pipoca. Desligue o cérebro, acomode-se bem em sua cadeira e relaxe. Aquela máxima de Hollywood de fazer tudo em dobro em uma seqüência, realmente foi levada a sério: conseguiram um roteiro duas vezes pior...

Nenhum comentário:

Postar um comentário