
Entrando no clima do show de Paul McCartney em abril de 2010, trago uma ótima sugestão de leitura. Trata-se da biografia autorizada Many Years From Now do autor Barry Miles, que conta toda a história de um dos maiores músicos de todos os tempos. O problema (se é que é mesmo um) é que o livro tem quase 700 páginas. Para quem gosta um prato cheio.
O grande desafio do autor foi deixar as coisas bem imparciais. Berry Miles é amigo de Paul há décadas, e também testemunhou todos os acontecimentos da época. A grande jogada do livro são os depoimentos de Paul e outras pessoas importantes na vida dos Beatles.
Autor Barry Miles já inicia dizendo: "Os Beatles ficaram tão cercados de mitos, fantasias e especulações, que se tornaram praticamente impossíveis determinar alguma coisa afora os fatos básicos de suas vidas. Há muito poucas entrevistas confiáveis com eles, quando estavam no auge da fama. Quando quatro pessoas criam música juntas, fica difícil determinar qual indivíduo é responsável pelo que, e a tendência e atribuirmos tudo que gostamos ao nosso beatle predileto. Tudo que seja mesmo remotamente experimental ou vanguardista é sempre atribuído a John Lennon, inclusive os loops e experimentações orquestrais de Paul em 'A Day in the Life'. Na realidade, John desconfiava bastante de tudo que fosse vanguardista, dizendo: 'avant-garde é babaquice em francês'. Só começou a mudar de opinião, quando se uniu a Yoko Ono em 1969 e, mesmo assim, precisaram fazer um esforço consciente para superar aquelas suas restrições.”
Mais detalhes?
Dê aquela paradinha nas livrarias e confira esta grande obra
Boa leitura
Fui...
Nenhum comentário:
Postar um comentário